RM - Sefaz/GO - 2025 - Auditor
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# **CONTEÚDO PROGRAMÁTICO**
- #### **CONHECIMENTOS BÁSICOS**
Flashcard vinculado ao tópico: #### **CONHECIMENTOS BÁSICOS**
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Qual o princípio da Administração Pública que veda a promoção pessoal de agentes públicos em atos, obras, serviços ou campanhas?
O princípio da Impessoalidade, consagrado no art. 37 da Constituição Federal. Este princípio busca garantir que a atuação administrativa seja voltada ao interesse público, sem favoritismos ou promoção pessoal.
Exemplo de Questão vinculada ao tópico: #### **CONHECIMENTOS BÁSICOS**
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Mais de $45 \%$ dos adolescentes brasileiros de 15 anos de idade têm conhecimento em educação financeira abaixo do considerado adequado, segundo os resultados de 2024 do PISA, uma das principais avaliações internacionais de qualidade da educação básica.
Segundo dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre os 20 países que participaram da avaliação, o Brasil ficou em $18 .^{\circ}$ lugar, com desempenho semelhante ao do Peru, da Costa Rica e da Arábia Saudita.
###17### $,9 \%$ dos estudantes de 15 anos de idade dos países-membros da OCDE apresentam desempenho abaixo do esperado. Nesse patamar, os jovens conseguem, na melhor das hipóteses, reconhecer a diferença entre necessidade e desejo de adquirir ou consumir algo e tomar decisões simples sobre gastos diários.
O nível de conhecimento considerado adequado pelo PISA é aquele em que os estudantes conseguem fazer planos financeiros em contextos simples, como compreender as taxas de juros de um empréstimo ou interpretar corretamente documentos, como faturas de cartão ou um recibo de pagamento. "Promover educação financeira é garantir que os estudantes tenham conhecimento dos conceitos e riscos financeiros, bem como garantir que eles tenham competência para aplicar essa compreensão na tomada de decisões", define o relatório da avaliação.
O PISA tradicionalmente avalia os conhecimentos dos alunos de 15 anos de idade em matemática, ciências e leitura. Há dez anos, o Brasil tem registrado baixo desempenho em todas as áreas analisadas.
Ainda que o Brasil tenha apresentado um dos desempenhos mais baixos, o relatório da OCDE destaca que o país avançou ao longo dos anos. Em 2015, quando uma avaliação semelhante foi aplicada, 53\% dos estudantes brasileiros não tinham conhecimentos básicos sobre educação financeira.
O documento destaca, ainda, que a melhora no desempenho é reflexo da inclusão da educação financeira no currículo escolar brasileiro: "No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui a educação financeira como tema transversal a ser integrado nas disciplinas obrigatórias".
Consta também no relatório da OCDE que os países avaliados enfrentam um desafio em comum, que é dar apoio e condições para que os estudantes mais vulneráveis tenham condições de tomar decisões responsáveis economicamente. "Os resultados mostram que os estudantes socioeconomicamente desfavorecidos apresentam os níveis de menor desempenho, o que indica ser imperioso adotar políticas para evitar o aumento das desigualdades", diz o documento.
Internet: <www1.folha.uol.com.br> (com adaptações).
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Com base nos dois primeiros parágrafos do texto CG1A4, assinale a opção correta.
(A) O PISA é aplicado anualmente em vinte países.
(B) O PISA avalia a qualidade da educação básica nas escolas patrocinadas pela OCDE.
(C) O Brasil ficou posicionado entre os últimos colocados no ranking de desempenho de estudantes de 15 anos de idade em educação financeira, segundo os resultados de 2024 do PISA.
(Gabarito)(D)O PISA foca primordialmente a avaliação do conhecimento financeiro de alunos da educação básica.
(E) Segundo os resultados de 2024 do PISA, o conhecimento em educação financeira de quase metade das crianças e dos adolescentes brasileiros está abaixo do adequado.